Os moradores do Jardim Santa Helena receberam a força-tarefa da Prefeitura de Poá no combate ao mosquito Aedes aegypti no último fim de semana. O mutirão, que é realizado por meio das Secretarias Municipais de Saúde, de Serviços Urbanos (SSU) e de Segurança (Defesa Civil), visitou mais de 809 casas em dois dias, totalizando 5.509 em vários bairros da cidade. O objetivo da ação é orientar os moradores sobre medidas preventivas e também limpar possíveis locais que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
O secretário municipal de Saúde Alexandre Russo informou que as equipes de saúde coletaram 11 amostras de larvas e fecharam com tela oito caixas d'agua como forma de prevenção. Russo também frisou a importância dos munícipes nesta ação. "Nós encontramos poucos focos do mosquito este ano e nenhum caso de dengue autóctone, porque quem realiza o principal papel nesse combate é a população. Os moradores alertam uns aos outros e sabem receber bem os profissionais que vão ajudá-los", disse.
Terrenos
Integrantes da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, têm permissão para realizar vistoria em imóveis como prédios, casas e terrenos abandonados, sem muros e construções, mesmo sem a autorização do proprietário. A notificação pode ser feita com um cartaz afixado no próprio local e, se o dono não agendar uma visita em até 48 horas, a entrada dos agentes é liberada.