A Prefeitura de Suzano realizou ontem o 4º Mutirão de Combate à Dengue. Na ocasião, cerca de 150 pessoas, entre agentes de Saúde, universitários e voluntários, percorreram as ruas da Vila Amorim, orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Para o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), medidas como esta são importantes para evitar que ocorra uma epidemia no município. "Suzano sempre teve um trabalho de controle do Aedes aegypti. No ano passado fomos a cidade que teve menos índice de dengue em toda a região. Foram cerca de 400 casos, sendo a maioria importados. Esse ano estamos novamente preocupados, principalmente com o acréscimo do Zika Vírus que tem atingido o Brasil inteiro. Então estamos com estes mutirões para que tenhamos o controle da situação"., disse.
As equipes visitaram os imóveis, identificando locais de possíveis criadouros e orientaram os moradores sobre como eliminá-los. Além disso, distribuíram material informativo para tirar dúvidas sobre a dengue.
A previsão era de que até o fim do dia pelo menos 1.500 residências fossem vistoriadas. Com este número o mutirão atingiria uma marca de 6,8 mil imóveis visitados. Isso porque nas edições anteriores realizadas nos bairros Miguel Badra, Boa Vista e Casa Branca, um total de 5,3 mil lares receberam a visita das equipes.
A iniciativa foi elogiada pela professora Clélia Yamamoto, de 54 anos. "Eu tenho essa preocupação para evitar deixar água parada para que o mosquito não se prolifere. Então, acho muito importante que seja realizada essa prevenção", disse.
A mesma opinião foi compartilhada pela dona de casa Cecilia Curto, 53. "Acho essa orientação muito importante. Me preocupo em sempre estar fiscalizando, principalmente os vasos de planta para ver se não tem água acumulada".
Já o motorista Gerson dos Santos, 53, por sua vez, destacou a importância de todos fazerem a sua parte. "Aqui em casa não temos calhas, não tem nenhum lugar com água parada. Mas todo mundo tem que fazer o mesmo", ressaltou.