O prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB), sancionou ontem à tarde a lei aprovada pela Câmara que autoriza o pagamento de adicional de risco aos 113 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), sendo 94 na corporação e 19 na base do Corpo de Bombeiros.
A gratificação será de 100% na referência desses servidores e já começa a valer a partir deste mês, para o salário subsequente, e foi uma conquista para a categoria, segundo o coordenador da GCM, Cléverson Ramos.
A lei foi sancionada pelo prefeito Izidro no gabinete e hoje deverá ser publicada oficialmente para que tenha validade. A assinatura do documento foi acompanhada pelo comandante da GCM e pelo secretário de Governo, Antonio Carlos dos Santos Ferreira.
A concessão do adicional de risco e o percentual a mais no contracheque incluindo o adicional noturno fixo incorporado aos salários visam recompor perdas salariais registradas principalmente no final do ano passado. O salário base de um GCM de 3ª classe é de R$ 1.350.
"Este benefício visa recuperar algumas perdas que a categoria teve no ano de 2015 no governo anterior. Na verdade, o prefeito Izidro herdou este problema e agora está dando uma resposta as reivindicações feitas pela corporação", disse o comandante da GCM.
Além da recomposição das perdas salariais, a Prefeitura de Ferraz abriu licitação para a compra de coletes balísticos e também de novas munições.
A GCM está realizando ainda estágio de qualificação profissional, o chamado EQP, na próxima semana, com um curso de formação de promoção/progressão a corporação, com cursos de avaliação psicológica e tiro. Para Izidro, todas estas ações visam reestruturar e dar condições efetivas de trabalho aos guardas municipais.