O 9º mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado pela Prefeitura de Poá, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, de Serviços Urbanos (SSU) e de Segurança (Defesa Civil) será realizado no Jardim Medina hoje e amanhã. Até a primeira quinzena do mês de março mais de 4.200 casas já receberem a força-tarefa que tem por objetivo orientar os moradores sobre medidas preventivas e também limpar possíveis locais que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Este ano, o município registrou apenas seis casos de dengue (todos importados), e não teve casos de zika e chikungunya. Segundo Alexandre Russo, secretário municipal de Saúde de Poá, o baixo número de casos se deve aos próprios moradores que estão cada vez mais conscientes sobre o que deve ser feito. "A prefeitura lançou a ação e dá todo suporte para que os locais sejam limpos e informações sejam passadas para frente, mas a própria população já aprendeu a importância de verificar lugares que possam virar criadouros. Todos querem ajudar e por isso recebem muito bem os agentes que realizam as visitas", disse.
De acordo com o cronograma da Divisão de Controle de Zoonoses do Departamento de Vigilância em Saúde, os próximos bairros a serem visitados serão Jardim Santa Helena, Jardim Bela Vista, a Vila Bandeirantes, Vila Açoreana e Vila Odete.
Apesar de todo trabalho realizado na cidade para combater o mosquito, a Secretaria de Saúde já elaborou um "Plano de Contingência Municipal da Dengue" que tem como objetivo principal ser uma ferramenta sólida para o enfrentamento de uma eventual epidemia da doença, conforme orientação do Ministério da Saúde para todos os municípios.