O microempreendedor José Perez Checa, de 48 anos, se queixa de dificuldades para conseguir agendar consultas por meio da Central de Agendamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS) de Mogi das Cruzes (160).
De acordo com Checa, desde a última terça-feira, sua filha Pamela de Souza Perez Checa, de 16 anos, tenta agendar um exame de ultrassonografia, após ter descoberto a gravidez. "Ela ficou mais de seis horas na Santa Casa onde realizou o exame de sangue e descobriu que estava grávida. Mas, ao invés do médico dar um encaminhamento, ele apenas disse para ela ligar no 160 e agendar o ultrassom. O problema é que ela não está conseguindo", contou.
Segundo ele, a preocupação é que o não agendamento de consultas e exames possa complicar o atendimento da filha na rede pública de saúde. "Se a gente chega no posto de saúde e pede para ser atendido, eles falam que só vão atender quem tiver agendado antes. Mas, quando tentamos marcar os exames, é essa enrolação. Jogam a gente de um lado para o outro e ninguém resolve nada", reclamou.
Secretaria
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que "como já foi identificada a gravidez, a paciente deve procurar pessoalmente a unidade de saúde mais próxima de sua residência e solicitar os exames à enfermeira responsável".
Além disso, acrescentou que, como a paciente reside no bairro Vila Nova Jundiapeba, a recomendação é se dirigir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na rua Dolores de Aquino, nº 601. (S.L)