Compartilhe
A regulamentação da Lei Específica da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras está adiantada e o processo de análise técnica já foi concluído pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A informação foi transmitida pela secretária Patrícia Iglecias ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante audiência realizada ontem, na sede da pasta, em São Paulo. A partir de agora, o processo seguirá para a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e, em seguida, para a Casa Civil, onde será elaborado o decreto que receberá a assinatura do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
"A audiência foi muito produtiva e deu continuidade à reunião do Condemat que realizamos em 14 de outubro de 2015, na Barragem de Ponte Nova, em Salesópolis, e que contou com a presença da secretária Patrícia. Na ocasião, ouvimos que esta regulamentação estaria pronta em março deste ano e hoje (ontem), dia 1º, recebemos esta notícia extremamente positiva para toda a região. A partir de agora, vamos acompanhar a reta final da tramitação e agendar uma reunião com a Secretaria de Recursos Hídricos, para solicitar que os procedimentos também sejam ágeis", disse Bertaiolli.
O prefeito participou da audiência ao lado do bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini; da vereadora Odete Sousa (PR); do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva; e de três lideranças comunitárias de áreas, cujos moradores têm interesse direto na regulamentação da Lei Específica, representando a Associação dos Moradores da Vila Barreiro, a Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur) e a Associação de Moradores da Vila Vitória.
O coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Eduardo Trani, também participou e disse que, com a regulamentação, será possível planejar ações de regularização que são importantes para todos os municípios.
A lei foi sancionada em 2 de outubro pelo governador e a expectativa é de que a assinatura final do decreto ocorra rápido, assim que forem cumpridas todas as etapas da tramitação.
Para Mogi, o benefício será a possibilidade de estabelecer um cronograma de atividades para equacionar a situação das famílias que residem em lotes menores, na região dos chacareiros, em Jundiapeba. A administração municipal já assumiu o compromisso de desapropriar a área, mantendo as famílias no local e promovendo a regularização fundiária, com infraestrutura adequada, e este processo depende da regulamentação da Lei Específica.
Cidades
Juíza morre após passar por coleta de óvulos em clínica de reprodução em Mogi
Cidades
Alto Tietê tem 3,1 mil vagas de emprego disponíveis
Cultura
Exposição Palavras abre convite para artistas mulheres de Mogi
Cidades
Câmara de Mogi das Cruzes homenageia Renato Abdo com título de “Cidadão Mogiano”
Cidades
Mogi tem queda nos índices de roubos e furtos no primeiro trimestre de 2026