Terá início hoje uma nova turma do curso "Recursos Hídricos e Florestas", promovido pela Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, vinculada à Secretaria de Educação. Foram oferecidas 25 vagas para professores da rede municipal. A formação é semipresencial e tem como objetivo abordar conceitos relevantes à gestão destes recursos e o papel da escola em sua preservação.
"Atualmente passamos por uma crise ambiental que exige atitudes e, principalmente, a sensibilização por parte da sociedade no que diz respeito à utilização dos recursos naturais", observou Angélica Lucas Bezerra, coordenadora da Escola Ambiental.
A formação tem duração de 120 horas com atividades até o dia 4 de junho. A programação é dividida em três encontros presenciais, que totalizam 20 horas e 100 horas em atividades a distância pela plataforma Moodle. Os participantes assistirão a palestras com profissionais da área e deverão desenvolver o conteúdo do curso em sala de aula. Haverá também estudo de campo na nascente do Rio Tietê, a Usina Parque - Museu da Energia e a Barragem de Ponte Nova, localizados em Salesópolis.
Serão abordados durante o curso: a legislação, os principais aspectos relacionados aos recursos hídricos no Alto Tietê; as técnicas de captação, tratamento, distribuição de água, bem como os impactos decorrentes da construção de represas e as medidas compensatórias exigidas pela legislação vigente; a biodiversidade de fauna e flora relacionadas ao rio Tietê e a importância da preservação das florestas para a manutenção da oferta hídrica.