A Secretaria Municipal de Transportes finalizou a primeira etapa da sinalização da ciclorrota criada no corredor formado pelas avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães, ligando o distrito de César de Souza à região central de Mogi das Cruzes. As placas e a sinalização de solo já foram implantadas no trecho entre a rotatória próximo à empresa Elgin e o Largo do Socorro.
A ciclorrota possui 6 quilômetros de extensão e começou a ser implantada no início de março, após estudos técnicos realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Transportes e de discussões com grupos de ciclistas que atuam na cidade. A opção foi definida devido ao grande número de pessoas que circulam com bicicletas pelo corredor viário e às características das duas avenidas.
"Mogi das Cruzes registra um crescimento na utilização da bicicleta como meio de transporte, para atividades de lazer, prática de exercício e turismo. Com isso, é importante que exista uma convivência pacífica entre os condutores de veículos e os ciclistas. A criação da ciclorrota vai ao encontro desta tendência, ampliando a segurança para quem utiliza a bicicleta", destacou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.
A segunda etapa do trabalho está sendo iniciado e compreenderá o trecho entre o Largo do Socorro e o Shangai. Na sequência, a sinalização será implantada no trecho final da avenida João XXIII, em César de Souza.
Além da implantação de sinalização, o projeto da ciclorrota também prevê ações de conscientização para motoristas e ciclistas sobre a convivência harmônica no trânsito. No dia 2 de março, uma primeira ação foi realizada com motoristas da empresa Princesa, uma das concessionárias do sistema de transporte coletivo. Funcionários da empresa assistiram a uma palestra sobre convivência segura no trânsito, ministrada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito. Os participantes também receberam a "Cartilha do Ciclista", um material informativo com orientações sobre segurança viária e o comportamento adequado a ser adotado.