O serviço de radioterapia do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, deve começar a funcionar dentro de seis meses. A informação é do deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD), que participou nesta semana de uma reunião com o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Wilson Pollara. Esta é a primeira vez que a pasta se manifesta sobre um prazo neste ano. A última previsão indicava que a obra seria concluída em dezembro do ano passado e que o serviço estaria operando no início de 2016. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a aquisição do equipamento de radioterapia "está em fase final de assinatura de contratos". Foram investidos cerca de R$ 4,2 milhões na compra do aparelho. 
Segundo o deputado, o processo para a instalação do aparelho de radioterapia é demorado e delicado. Ele avaliou que serão necessários pelo menos quatro meses para que o equipamento seja instalado. "A radioterapia será inaugurada entre setembro e outubro. O aparelho chegará no porto de Santos e depois será encaminhado para Mogi, por isso, é necessário um transporte diferenciado, pois ele possui ampolas radioativas. Depois de ser instalado, ainda será necessário realizar o estudo de radioatividade para garantir que outras áreas do hospital não sejam afetadas", esclareceu.
O deputado afirmou ainda que a base que receberá o equipamento já foi concluída. "Hoje, os pacientes têm que sair de Mogi para fazer a radioterapia em outros locais, mesmo tendo o serviço do Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho na cidade. Fiz muitas críticas ao atendimento de câncer desde que o Centro Oncológico Doutor Flávio Isaías parou de atender. Falava que jamais o governo ia conseguir montar o serviço em um ano. Já foram feitas duas licitações e se passaram quatro anos. Hoje, finalmente vibramos com nossa população que terá acesso ao atendimento", disse.
Para Gondim, a instalação da radioterapia vai facilitar e agilizar o atendimento aos pacientes com câncer. "Acredito que a burocracia atrasou o início do atendimento. Temos uma lei que estabelece que os pacientes tem que ser atendido em até 60 dias depois de diagnóstico da doença. Mas isto não estava ocorrendo, as pessoas estão esperando muito tempo. Acredito que com o início da radioterapia este paciente seja atendido com mais agilidade", acrescentou. 
Hemodinâmica
De acordo com o deputado, durante a reunião, Pollara informou ainda que o hospital Luzia de Pinho Melo vai receber neste mês um novo aparelho de hemodinâmica (equipamento digital, com alta definição, utilizado para obtenção de imagens cardiovasculares, angiográficas, neurológicas e intervencionistas).