A Comissão de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes vai solicitar informações oficiais sobre o acidente envolvendo um ônibus coletivo municipal, que ocorreu no último sábado e deixou uma vítima fatal. O presidente da comissão, vereador Claudio Miyake (PSDB), entrou em contato ontem com a Secretaria Municipal de Transportes e com a gerência da concessionária CS Brasil, para obter esclarecimentos preliminares sobre a investigação do caso. Até a manhã de hoje, a Comissão deverá encaminhar os pedidos oficialmente, por meio de requerimentos de informações.
Miyake explica que os pedidos serão enviados em nome da comissão e do presidente da Casa, vereador Mauro Araújo (PMDB). Os parlamentares vão pedir que a CS Brasil encaminhe as imagens das câmeras do ônibus e os dados de telemetria (que indicam questões como velocidade e aceleração), no momento do acidente. Também será solicitado que a concessionária informe as medidas internas tomadas para averiguação do caso, assim como que forneça detalhes sobre o treinamento dos motoristas no embarque e desembarque de passageiros, especialmente no que se refere a pessoas idosas.
A comissão ainda solicitará informações sobre a ampliação dos pontos de recarga dos cartões do Sistema Integrado Municipal (SIM), uma vez que muitos cidadãos relataram, nas redes sociais, problemas de desembarque por falta de cobrador nos ônibus. Os vereadores também vão pedir que a empresa relate à comissão sempre que houver acidentes dessa natureza, independentemente da gravidade. "Por fim, vamos pedir que informem quais medidas foram tomadas em apoio à família da vítima. Essa é, na verdade, a questão mais importante nesse momento", destacou Miyake.
O vereador falou sobre o caso ontem com o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, que está acompanhando o caso.