A sessão ordinária de número 6 mil da Câmara de Mogi das Cruzes reuniu 22 ex-vereadores para comemorar o dia histórico. Entre os convidados estavam o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o vice-prefeito Antonio Cuco Pereira (PSDB), o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SD), o ex-deputado federal Junji Abe (PSD) e o expedicionário Miled Cury Andere.
Durante a cerimônia, todos os ex-vereadores receberam um diploma pelo trabalho realizado no Legislativo mogiano. As vereadoras também receberam flores pelo Dia Internacional da Mulher.
O presidente da Câmara, Mauro Araújo (PMDB), destacou a importância de resgatar a história do Legislativo. "São 6 mil sessões em 68 anos de história. Desde 1948, a Câmara tem este formato democrático. Alguns destes ex-vereadores ajudaram a construir e a contar a história de Mogi. Construir uma sociedade mais justa não é simples", destacou.
Bertaiolli parabenizou a iniciativa da Câmara em reunir os ex-parlamentares para celebrar as 6 mil sessões. "É um dia especial, de resgatar a história e homenageá-la. Nestes 68 anos passaram dezenas de vereadores que ajudaram a engrandecer Mogi. Mesmo com divergências partidárias, existe uma unanimidade, pois todos são apaixonados pela cidade e buscam o desenvolvimento do município", ressaltou.
Gondim lembrou que a Câmara criou vários políticos que ajudaram no crescimento de Mogi. "O Legislativo conseguiu dar à cidade o Maurício Najar, o Junji Abe e o Francisco Ribeiro Nogueira. O papel da Câmara é fiscalizar a prefeitura e fazer as leis. Somos o primeiro contato da população", disse.
Junji Abe destacou o trabalho que foi realizado pelos parlamentares ao longo da história da Câmara. "Durante a 7ª legislatura fiz questão de trabalhar em harmonia total", acrescentou.
O vice-prefeito lembrou que um dos trabalhos mais significativos realizados durante sua legislatura foi o fortalecimento da transparência. "Integrei a comissão responsável pela lei orgânica da Câmara. Na época, brigamos para que o voto não fosse secreto, pois a população tem o direito de saber", contou.
Durante a cerimônia, o vereador Olímpio Tomiyama (PSC) recebeu uma homenagem especial por ser o parlamentar mais longevo no Legislativo mogiano. Ele está há 33 anos na Câmara e participou de 3.017 sessões ordinárias, o que representa mais da metade das sessões realizadas.
A ex-vereadora Leia Baptista Macedo, que atuou entre 1989 e 1992, lembrou que trabalhou para trazer a Delegacia de Defesa da Mulher para Mogi. "Essa homenagem foi um reconhecimento para aquelas pessoas que hoje não são nem lembradas", destacou. A cerimônia serviu ainda para que potenciais candidatos a vereador voltassem a circular pelo Legislativo.