O atendimento bancário em Ferraz de Vasconcelos será tema de uma reunião entre vereadores e gerentes de agências amanhã, às 11 horas. O principal foco do encontro é saber como anda o cumprimento da lei municipal nº 2.682, de 20 de dezembro de 2005, que fixa o tempo máximo de espera dos clientes na fila. A audiência foi proposta pelo vereador Antonio Carlos Alves Correia (sem partido), o Tonho.
Segundo ele, a norma local prevê a obrigatoriedade de agências bancárias e demais estabelecimentos de crédito colocarem à disposição de seus usuários pessoal suficiente nos caixas para, com isso, prestar um atendimento digno e eficaz. No entanto, essa determinação legal não estaria sendo cumprida, haja vista que muitos munícipes reclamam de demora no atendimento na maioria dos bancos.
Além disso, alguns correntistas criticam o fato de aguardarem na fila antes mesmo de adentrar aos bancos. O vereador destaca que, pela legislação em vigor, o tempo de espera na fila em dia normal é de 15 minutos, de 25 minutos às vésperas e após feriados e de meia-hora nas datas de pagamentos de servidores públicos. Já entre 10 de dezembro a 10 de janeiro de cada ano o texto prevê uma tolerância de 10 minutos.
Os estabelecimentos bancários também estão obrigados a instalar em local próprio um sistema eletrônico de controle de entrada através do qual será registrado o horário de permanência de usuários na fila. A multa inicial prevista para quem descumprir a lei é de dez Unidades Fiscais do Município (UFMs), hoje, o correspondente a R$ 875 para cada infração cometida. Na reincidência, este valor dobra.