A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu ontem, no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o 2º Encontro Intersetorial "Assistência Social e Educação Estadual", com objetivo de unir esforços na busca de novas estratégias para a superação de demandas identificadas no cotidiano. O secretário adjunto de Assistência Social, Edson Santos, fez a abertura do evento e destacou a importância da capacitação para a qualificação dos serviços prestados à população. "É importante alinhar ações entre a Assistência Social e a Rede de Educação Estadual, para atender de forma qualificada os usuários do Programa Bolsa Família", pontuou Edson.
A abertura do evento reuniu cerca de 150 profissionais entre diretores, professores, mediadores e supervisores estaduais da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes. Também estiveram presentes técnicos e coordenadores dos Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centro Pop, Programa Bolsa Família e operadores da assistência social e da educação.
O 2º Encontro Intersetorial Assistência Social e Educação Estadual trabalhou, principalmente, os temas Violação de Direitos e Contextualização Acerca dos Lançamentos realizados pelas escolas estaduais no Sistema Presença. Os tópicos deram sequência aos módulos discutidos no primeiro encontro, realizado no mês passado, quando foram apresentados os serviços socioassistenciais disponíveis na área de assistência social, repassadas informações sobre proteção social, em especial para crianças e adolescentes, e apresentada a intersetorialidade na proteção social, com informações sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família. 
"É fundamental essa troca de informações e o planejamento de novas ações, em benefício dos nossos jovens e crianças. Hoje, não há mais uma região delimitada de violência e uma escola que você não imagina pode registrar problemas e situações, que exijam atenção e cuidados", afirmou a dirigente regional de Ensino, Rosania Morroni. 
A troca de informações e práticas entre políticas públicas é fundamental para a qualidade do atendimento à população. Por isto, os trabalhos intersetoriais entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Rede de Educação serão permanentes, tomando como base os Cras e suas regiões de atuação.