Irresponsabilidade, falta de planejamento, ausência de cuidado e descaso foram algumas das palavras utilizadas por muitos dos vereadores de Suzano ouvidos pelo Dat sobre o fato de o pátio municipal de veículos apreendidos que está desativado, no Jardim Monte Cristo, apresentar água empoçada em várias carcaças e pneus, tornando o espaço num provável foco de mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Para o parlamentar Walmir Pinto (PT), a situação é preocupante e não se restringe apenas ao pátio. "Temos várias obras municipais paradas, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Revista, que podem estar apresentando o mesmo problema", destacou. Segundo ele, a bancada do PT, trabalhará forte neste tema na Câmara. "Vamos bater forte nisso nas sessões, porque se trata de saúde pública e não podemos ver esse descaso", opinou.
De acordo com Said Raful (PSD), é preciso fazer sua parte para só então cobrar da população. "A prefeitura fez essa campanha toda, levou as pessoas para as ruas, mas seria mais viável que ela pagasse primeiro para que limpassem as áreas públicas. O assunto é sério e precisa ser tratado com seriedade por parte de todos". O vereador ressaltou ainda que a administração precisa ter um planejamento. "Eles é que precisam ter um levantamento das áreas públicas vistoriadas, não nós termos que apontar".
A falta de manutenção no pátio, resultando no acúmulo de água na carcaça dos veículos, foi considerada como ato de irresponsabilidade do Poder Público, segundo Ari Serafim Barbosa (PCdoB), o Ari do Posto. "É preciso que todos os envolvidos nisso fiquem mais atentos. Cada um tem que olhar o que é de sua responsabilidade. É preciso cobrar de todos, cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito ou então o trabalho será perdido".
O presidente da Câmara, Denis Cláudio da Silva (PT), afirmou que conversará com o setor de Vigilância para solicitar os serviços dos agentes também no pátio. "Vou ver essa possibilidade de aproveitar essa força-tarefa que está sendo feita para atender também o pátio, que precisa ser esvaziado o quanto antes".
Para o vereador Cláudio Anzai (PSDB), não se pode culpar apenas a administração pública pelo avanço da dengue em todo o País. "A prefeitura tem culpa nessa situação porque precisa vistoriar essas áreas com mais frequência, mas a população também precisa entender que deve participar dessa campanha com total dedicação. Se todos não ajudarem, a guerra contra a dengue estará perdida".
Caso
Na edição de ontem, o Dat relatou que vários carros abandonados no pátio estão acumulando água dentro de suas carcaças. No local também é possível ver vários pneus abandonados.
A área, além de estar coberta de mato, apresenta alto risco de procriação do mosquito aedes aegypti. Alguns veículos estão com afundamentos no teto, por exemplo, onde estava empoçada a água. O mesmo aconteceu nos espaços destinados aos pneus reserva, por exemplo. A quantidade de água em um desses locais era grande, o que torna sua evaporação demorada. É de conhecimento público que a água parada e limpa é o cenário ideal para que as larvas dos mosquitos surjam.