A abertura do complexo Júlio Simões com duas pistas ao longo de cinco quilômetros deve reduzir em cerca de 15% o trânsito de outras vias do distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes. As pistas serão abertas hoje depois da Corrida dos Canudos, às 8 horas. A nova avenida será uma nova opção para os motoristas que circulam pela região. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) garantiu que a administração municipal vai acompanhar o funcionamento do complexo e que ajustes poderão ser realizados. Novos horários de ônibus também devem ser disponibilizados.
De acordo com a Secretaria de Transportes, 1.320 veículos estão circulando pelo complexo Júlio Simões por hora. Com a abertura da nova pista, o número de carros que passam pela avenida deve aumentar. "A expectativa é que com esta estrutura atual, mais motoristas passem por aqui. Esperamos retirar entre 10% e 15% do trânsito de passagem, especialmente das pessoas que vão para Bertioga ou seguem em direção a outro distrito", esclareceu o secretário de Transportes Nobuo Aoki Xiol. Ele disse que a pasta vai analisar a necessidade de novos horários de ônibus.
O prefeito avaliou que a região no entorno do córrego dos Canudos teve um grande desenvolvimento e valorização. Ele lembrou que até 2010, o local era um matagal. "Imagina este local com o problema que enfrentamos com o Aedes aegypti. Construímos cinco quilômetros de avenida e seis quilômetros de canalização. Tiramos o esgoto do córrego e mandamos para tratamento. O Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) vai fiscalizar as ligações irregulares".
Bertaiolli anunciou ainda, a regularização fundiária do Jardim Pavão, que fica às margens da avenida Júlio Simões. O prefeito ressaltou que nos últimos anos a administração municipal está fazendo este trabalho em vários locais. "São duas quadras que ainda não são regularizadas. Aproximadamente 200 famílias serão beneficiadas. A prefeitura já regularizou e está encaminhando ao cartório a escritura destas propriedades", acrescentou.
Uma das principais preocupações após a inauguração de todo o complexo, é com a segurança dos usuários. Ele afirmou que lombadas serão colocadas ao longo da via, além de lombada eletrônicas para fiscalizar os veículos que passam pelo complexo. Ao todo, a prefeitura investiu R$ 99,5 milhões na criação do projeto.