Só neste ano, o município suzanense já confirmou 18 casos de dengue. Até março do ano passado, a cidade havia registrado 13 confirmações. "Temos 225 notificações e 89 casos aguardando confirmação", revelou a prefeita em exercício, Viviane Galvão (DEM), destacando o fato de os Prontos Socorros Municipais oferecerem testes rápidos para identificar o vírus. "Também estamos comprando mais 5 mil testes rápidos e vamos oferecer o que for necessário para o combate. O paciente que estiver com dois ou mais sintomas da doença já pode procurar um PS para realizar o teste".
O secretário-adjunto da Saúde, Romero Lima, explicou que, entre os primeiros sintomas, estão febre, náuseas, dores musculares e nas articulações por trás do olhos. "É importante lembrar que o teste só é eficaz nos três primeiros dias dos sintomas", explicou.Lima ainda destacou que a maior importância desses testes é o auxílio no direcionamento do trabalho das equipes. "Se o paciente chegou com os sintomas no Pronto Socorro, fez o teste e foi positivo, automaticamente é feita a diagnosticação desse caso. As equipes da Vigilância já vão à residência dessa pessoa para fazer uma varredura, para identificar se o caso é autóctone ou importado e conter os possíveis criadouros naquele entorno e evitar a disseminação do vírus", detalhou o secretário-adjunto da saúde.
O titular da pasta, Eduardo Sélio Mendes Junior, também ressaltou a importância de ações de combate ao mosquito e das atitudes de prevenção. "Se o mosquito que não está com o vírus picar uma pessoa infectada, ele se contamina e passa a outra pessoa", disse.(F.F.)