A Prefeitura de Suzano começou ontem a oferecer no Pronto-Socorro Municipal (PS) o teste rápido para dengue. Até a semana que vem, a cidade já estará com os quase 6 mil kits à disposição da população. No entanto, para fazer o teste, o paciente precisa estar com um ou mais sintomas da doença e o médico do PS que solicita o procedimento. "Não é para qualquer pessoa ir até o PS e pedir o exame porque não será feito. Precisamos seguir o protocolo médico", ressaltou a prefeita em exercício, Viviane Galvão (DEM).
 Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo - principalmente no tórax e membros superiores, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.
Força-tarefa
Aconteceu na tarde de ontem o treinamento para a força-tarefa que será realizada na região da Casa Branca amanhã para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A ação está sendo organizada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue. Viviane discursou sobre a importância desta ação, que terá envolvimento de todas as secretarias municipais, Diretoria Regional de Ensino e do Tiro de Guerra. "Vamos vistoriar as residências para eliminar os criadouros do Aedes aegypti e espalhar a esperança de que este mosquito seja dizimado", argumentou a prefeita em exercício.