A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) alertam a população do Botujuru para a ação de farsantes que, aproveitando-se da execução das obras de esgotamento sanitário no bairro, estariam, segundo relatos, identificando-se como funcionários da autarquia e tentando aplicar golpes, ao oferecer um suporto serviço de venda e instalação de "caixa-padrão de esgoto". O Semae não realiza tal serviço, nem indica empresas ou pessoas para fazê-lo.
Além disso, a construção desses dispositivos não se faz necessária, por enquanto. Quando chegar o momento (das ligações das residências à rede que está sendo implantada na rua), a própria autarquia informará aos moradores a necessidade da instalação e as características das caixas. 
A administração municipal informou que o investimento nas obras será de R$ 26 milhões e incluirá parte de César de Souza, num total de 45 quilômetros de redes de esgoto e quatro estações de bombeamento, além de sistemas complementares (redes e coletores), que somam mais 16 quilômetros. A obra atenderá 35 mil pessoas (15 mil no Botujuru e 20 mil em César) e, com ela, mais de 140 mil litros de esgoto deixarão de ser lançados por hora no Tietê, contribuindo para a despoluição do rio.
O Botujuru é o último grande loteamento de Mogi que não contava com esgotamento sanitário. Ao final dos trabalhos, a população deixará de conviver com fossas e esgoto a céu aberto, pois o bairro terá três estações de bombeamento, 2.760 ligações prediais, 3,5 mil novas ligações prediais ao término da obra, quatro quilômetros de linhas de recalque (que conduzem o esgoto da parte baixa para a parte alta do bairro) e 4,5 quilômetros de coletores-tronco. Já no distrito de César de Souza haverá a construção de uma estação de bombeamento, 1,5 quilômetro de linhas de recalque e 7,5 quilômetros de coletores-tronco.
Em caso de dúvida sobre os serviços e funcionários que os executam no local, a população pode ligar para o Semae pelo telefone 115, que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas e, nos finais de semana, até às 20h.