A segunda pista do complexo viário Julio Simões, que contempla o trecho entra as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão, será entregue no próximo dia 27. Esta é a quarta e última fase da obra viária resultante de um investimento total de R$97,8 milhões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, os serviços encontram-se em estágio final. "Agora estão sendo realizados os últimos acabamentos e a obra será entregue no dia 27 de fevereiro. Os principais trabalhos, como a parte de saneamento e drenagem, já foram concluídos", disse.
Ainda segundo a pasta, a escolha da data para a entrega foi marcada "em virtude da desapropriação da última casa, que estava na faixa das obras e agora foi solucionada, permitindo assim o término dos serviços de pavimentação da pista do Complexo Viário Júlio Simões", explicou.
Na manhã de ontem, funcionários trabalhavam na sinalização de solo e instalação de semáforos, já que com a liberação da pista, algumas vias tiveram a direção do trânsito alteradas, entre elas a rua Sebastião Bruni.
A obra
O Complexo Viário Julio Simões é uma das maiores obras da cidade. Ela tem início na avenida Maurílio de Souza Leite Filho, no Parque Olímpico, e termina na foz do rio Tietê.
A primeira etapa de serviços foi entregue em julho de 2012 e contemplou o mesmo trecho da quarta fase. Durante sua execução foi construída a pista com duas faixas, ciclovia e pista de caminhada . Além disso, também houve a implantação de gradil.
Já a segunda etapa, entregue em 30 de agosto de 2014, incluiu a canalização do córrego entre a avenida Japão e o Parque Olímpico, além da construção da avenida Júlio Simões até a avenida Prefeito Maurilio de Souza Leite Filho.
A terceira etapa, por sua vez, foi realizada simultaneamente com a anterior e contemplou a regularização do córrego dos Canudos no trecho entre o rio Tietê e a linha férrea.
Segundo a administração municipal "as obras representam uma grande transformação urbana, com valorização de toda a região, sendo também uma solução viária, pois criam acessos independentes a bairros até então isolados, abrindo uma nova ligação à rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), desafogando o trânsito das avenidas Japão e Francisco Ferreira Lopes".