A Prefeitura de Itaquaquecetuba abriu licitação para contratação da empresa que fará as obras de revitalização da praça Padre João Alvares, na região central. A expectativa é que os trabalhos comecem em abril. O investimento previsto é de R$ 1,5 milhão recebido do governo Estado por meio do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
Segundo a prefeitura, o projeto aprovado de reforma da praça "é ambicioso, com muitas modificações que irão melhorar o ambiente, a circulação de pedestres e o
conforto de quem frequentar o local". O espaço público terá rampas de acessibilidade e piso antiderrapante, além de lavatórios e novos banheiros, que ainda serão construídos.
A praça receberá nova iluminação, uma fonte luminosa no centro e bancos de madeira para o conforto da população. Estão previstos ainda quiosques e áreas de descanso, calçadão, estacionamento para bicicletas e um novo coreto que será utilizado para apresentações artísticas.
Todo serviço de jardinagem e paisagismo será refeito no local, com o rebaixamento dos canteiros para melhorar a circulação dos pedestres pela área.
Os interessados em participar da concorrência devem apresentar suas propostas até o dia 30 de março. O edital está disponível no site da administração municipal (www.portal.itaquaquecetuba.sp.gov.br).
Centro
A região central de Itaquá já está passando por obras de revitalização. Os trabalhos foram iniciados neste semana e, entre os serviços previsto, estão o recapeamento das principais vias, alargamento e troca do piso das calçadas, implantação de mais pontos de acessibilidade e melhoria da iluminação.
O recapeamento está previsto inicialmente para as ruas João Vagnotti, Sebastião Ferreira dos Santos e Liberdade (conhecida como ladeira da Liberdade) e para avenida Emancipação. As calçadas que serão ampliadas terão no mínimo 1,5 metro de largura.
De acordo com o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), as mudanças são de extrema importância para a cidade, pois irão dar mais conforto aos pedestres. "Iremos transformar o centro de Itaquá, teremos calçadas com toda acessibilidade e espaço para quem circula pela área. Também iremos recuperar o asfalto que há anos precisa de uma manutenção completa", comentou.