O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) entregou mais 200 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no Conjunto do Bosque. O evento teve a participação virtual da presidente Dilma Rousseff (PT). A videoconferência foi organizada a partir de Petrolina, em Pernambuco, local onde Dilma entregou casas do programa do governo federal. Com a inauguração dos novos apartamentos, Mogi das Cruzes contabiliza 3,4 mil unidades entregues no município. O secretário especial da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, participou do evento.
Bertaiolli destacou que Mogi é a cidade da Região Metropolitana que mais construiu unidades do Minha Casa, Minha Vida. Ele justificou que parte deste resultado foi conquistado devido à criação de uma legislação que isenta de tributos, os empreendimentos de faixa um do programa. "Mogi não tem mais áreas consolidadas de favelas. A expectativa é entregar, até o fim do ano, os apartamentos da Kaoru Hiramatsu e mais 600 unidades da avenida Maurílio de Souza Leite", destacou. O primeiro conjunto deve ser inaugurado em abril e o outro em setembro.
A videoconferência ocorreu entre as cidades paulistas de Mogi, São José dos Campos e Franca, além de Cachoeiro do Itapemirim (Espírito Santo), Canoas (Rio Grande do Sul), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Petrolina (Pernambuco). A presidente ressaltou que o Minha Casa, Minha Vida proporcionou que as pessoas de baixa renda tivessem a oportunidade de conquistar a casa própria. Ela informou que, em março, o governo federal lançará a 3ª fase do programa. "Se contabilizarmos as unidades de todas as sete cidade, vamos entregar hoje, 4.904 casas", destacou.
De acordo com Dilma, nos últimos anos, mais de 2,5 milhões de famílias foram beneficiadas pelo programa. "Ainda estão sendo construídas 1,6 milhão de unidades. Mesmo com um ano difícil, entregamos, em 2015, quase 500 mil casas e continuaremos neste ritmo", acrescentou.
O secretário especial afirmou que o Minha Casa, Minha Vida vem desempenhando um papel importante no País. "A casa própria é um sonho para muitos brasileiro. Sem o programa, as pessoas de baixa renda não teriam condições de ter a casa própria", disse.
As 200 unidades do Bosque II foram entregues depois de mais de um ano de espera. A previsão era que ele fosse inaugurado em janeiro de 2014, mas uma forte chuva arrastou o salão de festas do empreendimento.