Foi preciso muita paciência para circular na área central de Mogi das Cruzes na manhã de ontem. Isso porque as alterações de sinalização nas ruas Princesa Isabel de Bragança e Tenente Manoel Alves dos Anjos entraram em vigor. Apesar dos avisos espalhados em diversos pontos, muitos motoristas foram pegos de surpresa, o que deixou o trânsito local ainda mais confuso.
Com as mudanças, a rua Princesa Isabel de Bragança voltou a ter  o fluxo  no sentido da praça da Bandeira, no trecho compreendido entre a rua Barão de Jaceguai e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
O primeiro quarteirão da via, entre a avenida Governador Adhemar de Barros e a rua Barão de Jaceguai opera com duas mãos de direção.
Já na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos houve inversão no sentido de direção entre a rua Barão de Jaceguai e a rua Major Sílvio de Miranda.
Até mesmo os pedestres tiveram certa dificuldade para entender as modificações, o que representou um problema, principalmente no cruzamento da rua Tenente Manoel com a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
Isso porque as pessoas que seguiam pela Voluntário, por hábito, se atentavam para a subida de veículos na Tenente, quando na verdade, com a alteração, o fluxo de veículos vinha no sentido oposto.
Para o representante da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (Acmc) e do Sindicato do Comércio de Mogi e Região(Sincomércio), Roberto Assi, as mudanças foram acertadas. "Essa era a medida mais viável. Com ela, ganhamos mais uma opção de tráfego. A preocupação dos comerciantes que ficaram no ponto de menor movimentação é apenas em relação à segurança, já que o trecho ficou isolado", comentou.
Opinião divergente é a do aposentado Gabriel Silvano, de 62 anos, que não ficou satisfeito com as inversões "O trânsito de Mogi já é um caos e praticamente toda semana tem uma coisa nova. Quando começamos a nos acostumar, vem a Prefeitura e muda tudo de novo. Sem falar que muitos agentes de trânsito não estão preparados para auxiliar a população".
Já a autônoma Inês Barbosa, de 52 anos, o melhor é não perder a calma. "Se mudaram é porque estão pensando em melhorar, então o jeito é esperar para ver no que vai dar. No primeiro momento é complicado. Precisamos ter paciência", frisou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, as medidas foram necessárias, devido à interdição do primeiro trecho da avenida Governador Adhemar de Barros ,para o andamento das obras de construção do túnel 1 da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral.