Mogi das Cruzes ganhou sua 54ª creche e escola de educação infantil na tarde de ontem. A unidade fica na Vila da Prata e atenderá 110 crianças a partir dos seis meses. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) ressaltou que a administração municipal ultrapassou as metas estabelecidas e chegará, até o fim do ano, com 65 unidades inauguradas.
Nas próximas semanas a Prefeitura de Mogi vai abrir outras três creches. Até dezembro, outras sete serão entregues. Na próxima quinta-feira, a escola "Vanda Constatino da Costa", em Brás Cubas, também será reinaugurada depois de ter passado por uma ampla reforma. 
O prefeito ressaltou que a área de educação tem recebido um grande volume de investimentos. "Todos os bairros de Mogi contam com uma escola de educação infantil com creche. Com a unidade da Vila da Prata completamos 54 creches construídas e entregues para a comunidade. A ideia é que essas escolas também atendam crianças a partir de seis meses de idade", destacou. 
Bertaiolli informou que Mogi já ultrapassou a meta estabelecida pela Plano Nacional de Educação, que prevê que 50% das crianças de até 3 anos estejam em creches até 2024. "Com as nossas escolas em tempo integral, as mães possuem tempo suficiente para trabalhar ou se qualificar para o trabalho. Por isso, neste início de ano, o Crescer (Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos) recebeu mais de 24 mil inscrições, especialmente de mulheres que farão os cursos para compor a renda da família", observou.
Segundo ele, o investimento feito na educação e em outras áreas como a saúde, tem atraído um grande número de pessoas de outras cidades. "A cidade é muito bem estruturada e isso gera um novo problema, que é atrair muitos moradores em função da qualidade de vida em Mogi", avaliou.
A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, acrescentou que, muito mais do que cuidar das crianças no período de aula, as creches tem a função de ensiná-las. "As mães perceberam esta qualidade e até aquelas que não trabalham buscam uma vaga para os filhos", afirmou.