O presidente da Câmara, vereador Mauro Araújo (PMDB), requisitou ao departamento jurídico do Legislativo um estudo para que seja criado um projeto de lei com a intenção de proibir a circulação dos trens de carga da MRS Logística durante o horário comercial em Mogi das Cruzes. O objetivo é aliviar o impacto causado pelo fechamento da cancela da rua Cabo Diogo, no centro, onde está em construção uma passagem subterrânea.
"Vivemos um momento difícil da mobilidade e do transporte na nossa cidade. As passagens de nível já sofrem muito e a principal delas, que é a do centro, está fechada por causa de uma obra, que é importantíssima. O fechamento dela causou o aumento do fluxo nas demais estações", disse.
Mauro afirma que a lentidão dos trens de carga é bem maior do que a dos trens de passageiros. "Esta questão do trem de carga trafegando pela cidade várias vezes por dia é muito complicada neste período. O trem de carga é lento, demorado. A cancela fica fechada por mais de dez minutos, gerando transtorno muito grande. Perde-se um grande tempo. Não vejo motivo de os trens passarem no mesmo momento da população, que precisa e merece preferência. O transporte de cargas pode ficar no horário da noite, quando o trânsito de veículos é menor".
Segundo o parlamentar, tem havido dificuldades em encontrar soluções amigáveis com a transportadora. "Estamos avaliando se há viabilidade jurídica para fazer o projeto de lei. A legislação sobre o transito, a principio, é municipal. Infelizmente, a empresa não tem sido parceira de Mogi: tem se mostrado unilateral e intransigente. No ano passado tivemos dificuldades para resolver o problema na passagem de nível de César Souza".
Expresso Leste
Mauro Araújo esteve ontem na Estação Mogi das Cruzes e constatou que seis viagens a mais estão sendo realizadas pelos trens do Expresso Leste desde a semana passada. Cerca de 50 mil passageiros embarcam e desembarcam nas estações da cidade todos os dias.
O vereador requisitou à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informações mais detalhadas sobre as novas viagens. "Na semana passada, o governador esteve em Mogi e anunciou melhorias, entre elas o aumento dos horários dos trens do Expresso Leste, os chamados trens espanhóis. A gente quer mais informações para passar detalhes à população", pediu Araújo.
Diariamente, 15 trens do Expresso Leste executam o trajeto Luz-Estudantes, e outros 15 fazem o percurso inverso. Os modelos espanhóis, além da viagem direta até a capital sem a necessidade de transferência em Guaianases, oferecem mais conforto com ar-condicionado, melhor iluminação e sistema de monitoramento interno.