O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), assinaram ontem um convênio para a aquisição de equipamentos de controle e prevenção da poluição no município. Cada cidade poderia escolher um produto ou serviço, e Itaquá decidiu pela aquisição de um caminhão pipa e por investir na coleta seletiva.
A cidade de Itaquá foi contemplada com R$ 280 mil, verba que permite a cidade de optar entre alguns dos itens constantes no convênio, como criar um sistema de aproveitamento de águas pluviais, adquirir equipamentos para a coleta seletiva, comprar um caminhão coletor e compactador de lixo ou um caminhão pipa, construir um Centro de Triagem de resíduos sólidos ou uma usina de reciclagem de resíduos de construção civil e equipamentos.
"Entre as possibilidades vamos adquirir um caminhão pipa que irá ajudar muito nos trabalhos da Secretaria de Serviços Urbanos e investir no trabalho relacionado a coleta seletiva", disse Mamoru.
O governador destacou a importância do convênio com todos os 29 municípios presentes ao encontro no Palácio dos Bandeirantes. "A questão ambiental além de estar ligada diretamente na qualidade de vida do nosso povo, ela embute uma questão ética, que é a essência da política. Além da sustentabilidade ter uma resposta imediata, também é para as próximas gerações. Representa o sentido de bem comum, extremamente relevante na atividade pública", destacou o governador.
Itaquaquecetuba foi a única cidade do Alto Tietê contemplada com este convênio junto ao governo do Estado. Como tem sido divulgado, Mamoru tem mantido um contato bem próximo com o governador, inclusive participando de reuniões e encontros constantemente na capital.