A Torcida Tricolor Independente do São Paulo Futebol Clube enviará, dentro dos próximos dias, um perito para reavaliar os custos dos estragos causados no estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, a arena Nogueirão. A quebradeira ocorreu durante partida da Copa São Paulo de Futebol Júnior, realizada em janeiro.
O valor total do prejuízo, segundo a avaliação da Prefeitura de Mogi das Cruzes, é de R$ 68.896,67. Estão computados os danos à estrutura do estádio e à viaturas que davam suporte para a realização do jogo.
De acordo com o presidente da Torcida Tricolor Independente, Henrique Gomes, a organizada se comprometeu a arcar com as despesas dos reparos, mediante a "pagamento justo e apenas pelos danos que foram de autoria de membros da Independente". "Estivemos reunidos na quinta-feira (anteontem) com o secretário de Segurança de Mogi (Eli Nepomuceno) para tratar o assunto. A Independente se colocou à disposição e irá se responsabilizar pelo estrago feito dentro do estádio. Não há como pagar pelo que ocorreu externamente e nem pelos veículos. Tinha muita gente do lado de fora querendo entrar e ninguém sabe o que ocorreu na área externa", disse.
Sobre a contestação do valor que foi cobrado pela administração municipal, Gomes destacou que já vem adotando as medidas necessárias para que uma nova avaliação seja feita no local. "Nós enviaremos um perito para reavaliar os valores. Se uma barra de ferro foi destruída, queremos saber quanto isso custa de verdade", explicou.
Por fim, destacou que o ocorrido também é de responsabilidade da Federação Paulista de Futebol (FPF). "Com todo o respeito ao município, mas era mais do que nítido que o estádio não tinha capacidade para abrigar um jogo daquele porte. O mínimo que a FPF poderia ter feito, já que queria que a partida fosse em Mogi, era ter disponibilizado ingressos um dia antes, de acordo com o público que a estrutura suportaria", reclamou.
A prefeitura confirmou a realização da reunião para discutir a questão e informou que um novo encontro está agendado para a próxima semana. Além disso, destacou que "os trabalhos de recuperação do estádio, após os incidentes envolvendo a torcida do São Paulo Futebol Clube em partida da Copa São Paulo de Juniores, já foram praticamente finalizados". "Os primeiros reparos foram realizados nos dias seguintes, o que possibilitou a realização da partida entre Bahia e América-MG, pelas quartas de final da Copinha. Já os trabalhos restantes foram feitos na sequência, faltando apenas o reparo no corrimão da arquibancada amarela, que foi arrancado pelos torcedores. Um novo equipamento está sendo providenciado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) para ser substituído.", esclareceu.