O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes deu início à programação de cursos profissionalizantes de 2016. No Pólo da Escola de Beleza, localizado na Vila Brasileira, na rua João Gualberto Mafra Machado, 227, as turmas de auxiliar de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, manicure e pedicure e maquiagem já estão fechadas, mas os interessados podem deixar seus nomes para novos grupos que se formarão ao longo do ano. Há ainda 40 vagas abertas para a Padaria Artesanal e outras 40 para o curso de Corte e Costura.
"As pessoas começam o ano interessadas em buscar novas oportunidades no mercado e, com isso, os cursos profissionalizantes acabam recebendo uma boa procura. As primeiras turmas de beleza na Vila Brasileira foram fechadas rapidamente, mas todos podem ficar tranquilos, pois teremos outras turmas ao longo do ano. Existem ainda 80 vagas abertas, para a Padaria Artesanal e Corte e Costura, e temos certeza de que elas serão preenchidas em pouco tempo, pois os cursos são excelentes e os todos os alunos saem para o mercado com oportunidades reais de geração de renda", explica a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli.
Nas turmas já fechadas, o curso de auxiliar de cabeleireiro terá 25 alunos e aulas às terças e sextas-feiras, das 8h30 às 11h50, com início no dia 12 de fevereiro e término no dia 16 de maio. O curso de depilação e design de sobrancelhas também vai começar no dia 12 de fevereiro, com conclusão no dia 8 de abril. Serão 25 alunos, com aulas às segundas, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h50.
Já o curso de manicure e pedicure possui 25 alunos, com aulas às segundas, terças e quartas, das 8h30 às 11h50. A turma iniciará os estudos no dia 16 de fevereiro, com conclusão marcada para o dia 13 de abril. Finalmente, o curso de maquiagem terá início no dia 17 de fevereiro, encerrando-se em 13 de abril. Os 25 alunos que já estão matriculados estudarão às quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h50.
O secretário municipal adjunto de Assistência Social, Edson Santos, explica que os cursos têm sua qualidade reconhecida porque oferecem, ao mesmo tempo, uma boa formação teórica e vivência prática. Os alunos praticam os ensinamentos recebidos em sala de aula e os cursos são criados a partir de pesquisas feitas no mercado - o Fundo Social identifica áreas que estão em crescimento e, com isso, os alunos formados acabam ocupando naturalmente este espaço.
"A área de beleza é muito procurada e, nos bairros, é muito comum existirem salões e pessoas que trabalham em casa mesmo. Isso facilita o deslocamento dos moradores, que podem ter acesso a esta tipo de serviço a poucos quarteirões de casa, e sobretudo com qualidade comprovada, pois os cursos proporcionam aos alunos o que existe de mais moderno e atual em técnicas e produtos", comenta Santos.
Padaria Artesanal e Corte e Costura
As 80 vagas abertas no Pólo da Escola de Beleza também permitem aos alunos fazerem cursos atuais e que atendem a uma demanda crescente no mercado. A Padaria Artesanal possui todos os equipamentos utilizados em estabelecimentos do tipo, além de professores altamente qualificados. Os alunos aprendem desde técnicas de higiene e manuseio de produtos, até a produção de pães doces e salgados. O mesmo acontece com o curso de corte e costura, que possui professores especialistas na área e ensina técnicas de produção de vários tipos de peças. Os dois cursos são ministrados em parceria com Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4722-6769 e 4798-5143. (MAS)