O ex-prefeito de Suzano Marcelo Candido deve anunciar nos próximos dias sua filiação ao PDT. O político, que deixou o PT no ano passado, pretende lançar candidatura para concorrer novamente ao Executivo.
Um dos indícios da novidade foi a participação do ex-petista no "Grande Encontro do PDT", em São Paulo, no último sábado. O evento contou com a participação do presidente nacional e ex-ministro Carlos Lupi e do também ex-ministro e ex-deputado federal Ciro Gomes e reuniu mais de 2 mil pessoas.
Candido já vem se reunindo com membros de várias legendas que já estão se coligando em Suzano: PDT, PSB, PEN, PSDC e PMN. Essas siglas, inclusive, vão inaugurar na semana que vem um comitê suprapartidário em um imóvel alugado na rua 15 de Novembro, no centro da cidade.
Entre os nomes que compõem esse grupo está o do ex-vice-prefeito Mauro Vaz, que formou chapa para eleição majoritária com Candido na eleição de 2004 pelo PCdoB e que agora é filiado ao PEN.
O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para se filiar a tempo de participar das eleições municipais deste ano vence em abril, seis meses antes do dia da votação. No entanto, além de decidir seu futuro político-partidário, Candido terá que reverter sua atual condição que o impede de participar.
Isso porque em 2013 a Câmara de Suzano manteve o parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a uma das contas do seu governo. O resultado fez com que ele ficasse inelegível pelo prazo de cinco anos. Se conseguir fazer com que a análise da sua situação fique pelo menos sub judice até depois da eleição, é bem provável que consiga concorrer.