A Câmara Técnica Legislativa do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) iniciou oficialmente, na tarde de ontem, os trabalhos deste ano com a realização de uma reunião de planejamento. A expectativa era de que o presidente do Consórcio e prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD) também comparecesse ao evento, o que não se concretizou.
Durante o encontro foi decidido de forma unânime a permanência do presidente do legislativo de Poá, vereador Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, na função de coodenador da Câmara Técnica. Já o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Mauro Araújo (PMDB), assumiu o cargo de coordenador-adjunto, que no ano passado era ocupado pelo vereador Antonio Lino (PSD).
De acordo com Sumirê, o primeiro encontro do anofoi utilizado para apresentar aos novos membros da Câmara Técnica o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do Condemat. "Hoje (ontem) foi um bate papo de conhecimento. Temos presidentes novos e esse momento é importante para que conheçam essa dinâmica. Além de fazer um balanço do ano anterior, cada um teve seu momento para dar sua ideia e sua opinião. Foi uma troca de informações", disse.
Ainda segundo o parlamentar, para este ano o objetivo é criar uma maior integração entre todas as Câmaras Técnicas que compõem o Condemat. "Pensamos em uma estratégia para dinamizar mais o trabalho e interagir com as demais Câmaras Técnicas para que haja uma troca de informações maior e consequentemente o fortalecimento da região", comentou.
Por fim, destacou que entre os pontos a serem melhorados está a obtenção de respostas das demandas que são enviadas para o secretariado, bem como para os prefeitos. "Um dos questionamentos levantados na reunião é como vamos cobrar todas as solicitações de 2015. A inoperância para algumas demandas solicitadas é culpa do governo do Estado. Em algumas questões pontuais, principalmente da área da Saúde, o governador praticamente nos abandonou. É o caso de Mogi, Itaquaquecetuba, Poá, municípios que tem hospitais regionais. Alguns assuntos foram debatidos na Câmara Técnica e levados para os prefeitos, mas não obtivemos nenhuma resposta do governador", destacou.
Araújo por sua vez, destacou a importância de reuniões. "Esse colegiado é importante para a troca de informações. Vamos criar um grupo de comunicação entre todos os presidentes para debater ideias, discutir os problemas que cada Câmara tem. O grande ganho é a interação e a troca de experiências", avaliou.