A Câmara de Santa Isabel aprovou na primeira sessão do ano de 2016 (02/02) o Projeto de lei nº 23, de autoria do vereador Orlando Paixão (PT), que institui sanções (punições) aos proprietários de imóveis que possibilitem a proliferação do mosquito "Aedes aegypti", causador da dengue, no município de Santa Isabel.
Segundo o projeto, as notícias sobre os casos de Dengue, Zika e Chinkungunya, todos ocasionados pelo mosquito Aedes Aegypti estão aumentando. Além da responsabilidade do Poder Público, com campanhas educativas e preventivas, assim como o combate da Vigilância sanitária e Epidemológica, é necessário que a população em geral contribua e faça sua parte, erradicando os focos e criadouros do mosquito.
Em tribuna, o vereador Orlando Paixão (PT) alertou sobre a gravidade da falta de atenção com os cuidados necessários das fontes que possibilitam o criadouro do mosquito. "Estamos perdidos, o problema não é só aqui, como em todo país. Pesquisei e descobri que há cem anos o mosquito foi erradicado, mas o problema voltou. Infelizmente temos que mexer no bolso do contribuinte para que tomem consciência da gravidade do caso. População cuide de seu quintal, das suas fachadas, a intenção é ajudar nossa cidade para que não tenhamos casos provenientes ao mosquito transmissor", declarou.