A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itaquaquecetuba alerta os beneficiários do programa Bolsa Família para uma possível tentativa de golpe. Nos últimos dias, a pasta recebeu diversas denúncias de que muitas famílias cadastradas para receber o auxílio haviam sido contatadas por pessoas desconhecidas, que teriam se identificado como servidores públicos e solicitado dados pessoais de cidadãos em troca do cadastramento ou da liberação do benefício do programa.
Confirmação de dados como nome completo, quantidade de membros da família, idade dos filhos, escola em que eles estudam, número do RG e CPF, além do número da conta bancária, são algumas das informações questionadas pelo falso servidor.
A Secretaria esclarece que atualmente são quase 20 mil pessoas beneficiárias do programa em Itaquá e que a atualização obrigatória do cadastro é feita a cada dois anos e, que em nenhuma hipótese, funcionários da prefeitura solicitam informações aos munícipes que fazem parte ou não do programa por telefone.
A Secretaria informa que quando é feito o recadastro o procedimento é solicitar que a própria família compareça dentro do prazo à unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próxima ou ao prédio do Cadastro Único (CadÚnico).