Uma cirurgia inédita de implante auditivo foi realizada ontem em Mogi das Cruzes. É a primeira vez também que o procedimento é realizado no Alto Tietê.
A universitária Amanda Amaro da Silva, de 19 anos, moradora de Brás Cubas, terá implantado ao ouvido um aparelho do sistema BoneAnchoredHearingAid (Baha), também conhecido como Dispositivo Auditivo Ancorado no Osso. Em um mês, ela poderá escutar sons com mais qualidade e sem a necessidade de usar a prótese auditiva semelhante a uma tiara, que utiliza há 8 anos. Amanda é portadora da Síndrome de Treacher Collins e, desde os seis meses de idade, usa aparelhos auditivos.
A iniciativa foi realizada pelo médico otorrinolaringologista e especialista em otologia Sandro Sérgio Muniz da Silva, de 41 anos e quase 20 de profissão, no Hospital Santana, no Alto do Ipiranga. 
Silva conheceu Amanda há três anos. Enquanto caminhava pelo centro de Mogi, observou uma estudante uniformizada em uma lanchonete e percebeu que ela tinha uma prótese auditiva bastante ultrapassada. "Apesar de saber que pareceria estranho, não pude perder a oportunidade de lhe dar um cartão e pedir que seus pais marcassem uma consulta em nossa clínica, perto dali".
Três anos depois, Amanda foi com o pai Élcio Amaro, de 52 anos, para uma consulta com o médico na Clínica Otorrino e Alergia, no centro de Mogi. Além das dificuldades em ouvir com qualidade o que as pessoas dizem, nos últimos anos ela vem sentindo incômodo com a tiara auditiva que usa. Além de obsoleto, o item lhe pressiona o crânio, gerando pressão e dores de cabeça. 
Segundo o especialista, no final de junho de 2015, mesmo antes da cirurgia, foi possível fazer uma simulação, o que possibilitou a Amanda experimentar uma qualidade sonora muito semelhante a que ela irá escutar após a ativação do sistema Baha. "Ela ficou bastante emocionada, assim como todos nós, médicos e fonoaudiólogas, que a estamos acompanhando na clínica".
Amanda confidenciou aos profissionais que "se sente às vésperas de vivenciar uma verdadeira revolução em toda sua maneira de se comunicar com o mundo".