Nos últimos 10 dias, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos descartou 642,5 toneladas de detritos e materiais inservíveis, resultado de limpezas, roçadas e serviços pontuais de recolhimento realizados em diversos bairros da cidade. O trabalho faz parte das ações integradas promovidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Estas ações fazem parte da rotina, mas foram intensificadas desde o ano passado, quando o Ministério da Saúde decretou emergência pública para o surto de microcefalia associada ao Zika Vírus. Desde então, Mogi das Cruzes já promoveu dois grandes mutirões na cidade, iniciou a distribuição gratuita de repelentes para gestantes que fazem o pré-natal pelo SIS - Sistema Integrado de Saúde e aprovou uma lei municipal que permite a entrada forçada em locais onde há risco eminente de proliferação do mosquito, entre outras ações.
O último grande mutirão foi realizado no dia 13 de fevereiro nos 10 bairros apontados como prioritários na última Avaliação de Densidade Larvária (ADL). A partir daí, uma série de ações integradas vem sendo realizadas por diversos setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Além das limpezas e recolhimentos de materiais inservíveis, diversos setores estão empenhados na eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
A Secretaria de Obras, por exemplo, coordenou uma ação de vistoria e eliminação de focos e possíveis criadouros em 37 obras em andamento nas mais diversas localidades do município, trabalho que envolveu 185 funcionários. Por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e Verde e Meio Ambiente, respectivamente, foram vistoriados e limpos todos os centros esportivos, parques, praças e canteiros adotados na cidade. "Para combater o Aedes aegypti e evitar doenças como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, toda a população precisa estar unida. Nosso pedido é para que todos os cidadãos invistam pelo menos 10 minutos semanais na vistoria de seus imóveis, eliminando qualquer recipiente ou situação que possa acumular água", afirma o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.