O presidente da Câmara de Mogi, vereador Mauro Araújo (PMDB), informou que a partir de fevereiro a votação dos projetos poderá ser acompanhada por meio do telão do plenário.
De acordo com o peemedebista, com a implantação do sistema, as pessoas que acompanham a transmissão das sessões pela TV Câmara poderão ver em quais projetos cada parlamentar votou, além de verificar os vereadores que compareceram à sessão.
Araújo afirmou que esta deve ser a primeira medida adotada para informatizar e modernizar o Legislativo mogiano.
Segundo o presidente, a ideia de criar um sistema capaz de informar a votação por meio do telão existente no plenário foi dos próprios funcionários da Câmara. "Estamos com uma grata surpresa que o pessoal do CPD (Centro de Processamento de Dados) preparou. Esta será uma parte da informatização que implantaremos. É um sistema de presença e votação eletrônica, sem painel. Com a sessão transmitida pela TV. Coloco um papel em votação, por exemplo, e falo para que os vereadores favoráveis fiquem do jeito que estão, este é o protocolo, mas a pessoa que assiste isso vai achar que o vereador não faz nada", afirmou.
Araújo ressaltou que o novo sistema vai trazer mais transparência para a Câmara. "No telão vai aparecer como cada vereador votou. O parlamentar estará na mesa dele e vai colocar a digital para votar. Com isto, criamos a transparência de quem votou o que. Não dá para vereador fugir do plenário. Esperamos que o sistema comece a funcionar entre o fim de feveiro e começo de março com custo quase zero", destacou.
Modernização
De acordo com o presidente, o objetivo de seu mandato será modernizar e dar transparência para a Câmara. Ele disse que criará um sistema que vai informatizar todo Legislativo.
"Chamei várias empresas do ramo para apresentar um estudo que viabilize esta ideia. O objetivo é dar acesso a todos os trâmites da Câmara de Mogi. Queremos acabar com o papel. O prefeito vai protocolar o projeto eletronicamente, os procuradores e os vereadores poderão visualizá-los e dar o parecer da onde estiverem. A população também poderá acompanhar os projetos e dar sugestões. Sei que não vou conseguir implementar e finalizá-lo este ano, estamos estudando com isto será feito", acrescentou.
Os computadores do Legislativo também serão trocados por modelos mais modernos e econômicos.