O sistema informatizado de vigilância e monitoramento das informações socioassistenciais criado com exclusividade para a Prefeitura de Mogi das Cruzes está servindo novamente de exemplo para outros gestores.
Na semana passada, técnicos municipais de Olímpia, interior do Estado de São Paulo, estiveram na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para conhecer detalhes do IRSAS - Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social e da Vigilância Socioassistencial.
No ano passado, um grupo de Barueri conheceu o sistema.
Os detalhes operacionais do IRSAS foram apresentados pela secretária municipal de Assistência Social, Eliana Prado Mangini, para a coordenadora de CRAS - Centro de Referência em Assistência Social de Olímpia, Aline Aparecida Caputi Pascoal, acompanhada da diretora de Proteção Social Especial, Edna Marques da Silva; da diretora de Vigilância Socioassistencial, Luciana Kiyan Antoniassi; e do chefe de Setor de Vigilância Socioassistencial, Otávio Augusto Damião Louzara.
O IRSAS é um instrumento gerencial que busca incrementar e facilitar o funcionamento da rede de serviços socioassistenciais, criando mecanismos que possibilitem a integração dos equipamentos, cadastros e informações. Sua utilização destina-se a todos os equipamentos governamentais e não governamentais do município, nas mais diversas áreas da Assistência Social.
O programa foi adquirido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolvido especificamente para o município de Mogi das Cruzes em 2012 e instalado a partir de 2013.
Mecanismos
Possibilita, entre outros mecanismos, o acesso à informação em tempo real compartilhada pela rede; a unificação de todos os atendimentos da rede socioassistencial em uma única base de dados, contribuindo para minimizar a sobreposição de ações; a extração de dados para elaboração de relatórios mensais; o mapeamento e a sistematização de dados relacionados ao atendimento e perfil dos usuários; produção de informações territorializadas; e a gestão de vagas dos serviços de acolhimento institucional.