O contrato entre a Prefeitura de Suzano e o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Saúde (INTS), que termina neste mês, deve ser prorrogado nos próximos dias. Segundo a Secretaria de Saúde, apesar de a organização enfrentar uma investigação do Espírito Santo em razão de possíveis irregularidades no serviço prestado, a administração "nunca foi notificada pela Justiça sobre qualquer tipo de problema com o INTS".
A empresa fornece hoje 398 funcionários para serviços de saúde em Suzano. A organização Social de Saúde (OSS) foi contratada para gerenciar os trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos postos onde há o programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A meta da administração com os serviços do instituto era implantar um plano de gerenciamento das unidades, cujo objetivo foi melhorar e agilizar o atendimento de saúde.
Ainda segundo a administração municipal, o INTS fornece os seguintes profissionais: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, auxiliares de serviços gerais, dentistas, auxiliares de consultório dentário e auxiliares administrativos. O grupo completa as 23 equipes do ESF de Suzano. Para o Samu, o novo gerenciamento dá, de acordo com a pasta de Saúde, maior agilidade para a manutenção dos veículos e melhoria no ambiente de trabalho. (C.M.)