O Departamento de Rede Básica e a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizam hoje, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação "Zika Vírus e Microcefalia: Definição, Manejo Clínico, Prevenção - Protocolo do Ministério da Saúde", para profissionais da rede pública (ginecologistas e ultrassonografistas do Programa Mãe Mogiana e da Santa Casa) e particular (Hospital Mogi Mater). Embora não haja registro da doença na cidade, o objetivo é preparar os profissionais para o atendimento em caso de ocorrência.
A capacitação será realizada em dois horários: das 9 às 10h30 e das 14 às 15h30. As orientações serão da médica Tereza Nihei, da Vigilância Epidemiológica Municipal. "O Ministério da Saúde elaborou protocolo de atendimento para casos de microcefalia e definiu condutas e procedimentos. Assim como a dengue, grande parte das pessoas podem não saber que tem a doença, pois ela é assintomática em 80% dos casos", explica a médica. "Nosso objetivo é que nossos profissionais estejam preparados e as gestantes, protegidas", completa.
O vírus Zika é transmitido principalmente pelo Aedes aegypti, o mesmo da Dengue e da Chicungunya. Mogi das Cruzes deflagrou uma série de medidas de combate ao mosquito, como ações de conscientização, aprovação da lei que autoriza agentes da Prefeitura a entrar em imóveis particulares fechados (em caso de recusa ou ausência de alguém que possa abrir a porta para o agente sanitário quando isso se mostrar fundamental para a contenção da doença) e distribuição gratuita de 10 mil repelentes a gestantes que estão fazendo pré-natal pela rede pública, entre outras iniciativas.