Paulo Quaresma, para o Portal News
O nível de água acumulada nas cinco represas que compõem o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) começa 2016 em alta. Às 9h deste primeiro dia do ano, a medição feita pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) apontou 23,7%, contra 23,6% de ontem, um aumento de 0,1 ponto percentual.
Há um ano – em 1º de janeiro de 2015 – o nível das represas da região de Mogi das Cruzes era de apenas 15,9 %.
O nível atual deve subir um pouco mais nos próximos dias. É que, segundo a meteorologia, para este primeiro dia do novo ano a região deve ter 25 milímetros de chuva. No sábado deve chover mais 2 milímetros.
A média histórica de chuva sobre as represas da região, segundo a Sabesp, é de 246,9 milímetros.
Cantareira
O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira entrou em 2016 registrando mais uma elevação. A medição da manhã de hoje apontou 29,9% de sua capacidade, contra 29,6% do nível registrado ontem, 31. Nessa medição são consideradas as duas cotas do chamado volume morto.
Outros mananciais
Assim como o Alto Tietê e o Cantareira, o Sistema Rio Claro também subiu de 71,0% para 71,1% entre o último dia de 2015 e o primeiro dia de 2016.
Já três sistemas tiveram queda nos níveis. No Guarapiranga, houve queda de 85,9% para 83,3% entre ontem e hoje. O Sistema Alto Cotia está em 86,5%, comparados aos 86,1% registrados 24 horas antes. O Rio Grande está com 94,2% de sua capacidade, abaixo dos 94,6%.
Brasileiro gasta mais água do que deveria
Mas as autoridades ressaltam: essa pequena melhora na água acumulada nos reservatórios não elimina a necessidade de se economizar. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene).
No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Um pouco mais da metade da água é gasta no banheiro, em banhos, descargas ou outras utilizações.
Para poupar recursos e dinheiro é fundamental economizar e adotar novos hábitos.