O programa "Melhor Em Casa", que atende 60 pacientes acamados em Ferraz de Vasconcelos, terá em breve uma segunda equipe e capacidade ampliada para atender 120 pessoas.
O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, durante o 2º Encontro do Melhor em Casa, realizado na tarde de ontem, no anfiteatro da prefeitura.
O programa é desenvolvido pelo governo federal em parceria com o município. Cada equipe que visita os pacientes nas casas é formada por um administrador, um assistente social, quatro auxiliares de enfermagem, um enfermeiro, dois fisioterapeutas, um médico, um nutricionista, um psicológico, um terapeuta ocupacional e dois motoristas.
A função principal do programa, segundo o secretário Juracy, é evitar que o paciente fique internado, pois a maioria das famílias não tem estrutura para levar o paciente ao hospital e a visitas regulares numa unidade de saúde.
"O programa traz vários benefícios, entre eles, evita a contaminação hospitalar. Apenas 234 municípios no Brasil conseguiram implantar o programa, entre eles, a cidade de Ferraz de Vasconcelos", afirmou o secretário Juracy.
O prefeito em exercício de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB), parabenizou toda a equipe da saúde pelo trabalho e deu as boas-vindas aos cuidadores neste primeiro encontro do ano: "Apesar das dificuldades financeiras, estamos compramos ambulâncias novas e melhorando cada vez mais o setor. Temos um compromisso com a saúde", afirmou.
O 2º Encontro do Melhor Em Casa reuniu aproximadamente 40 pessoas. "O objetivo destes encontros é mostrar a eles que é possível cuidar do paciente sem que isso seja um fardo, por isso, fazemos todo este acolhimento", explicou a coordenadora do programa, a nutricionista Kelly D'Ávila Hungria. 
O Melhor Em Casa foi implantado em 2014 em Ferraz e funciona no 1º andar da UBS da Vila São Paulo.