Esta semana a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a implantação de um parque linear às margens do rio Jundiaí, no distrito de Jundiapeba. O terreno, que se estende por dez quarteirões a partir da avenida Lourenço de Souza Franco, num total de 80 mil metros, começou a receber as primeiras mudas de árvore e a construção de três campos de futebol.
Além de ser mais uma opção de lazer, o parque possibilitará a recomposição da mata ciliar (vegetação que acompanha o curso dos rios e que é importante para sua proteção) e a recuperação ambiental de uma área que, anos atrás, havia sido ocupada irregularmente.
Máquinas e equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Verde e Meio Ambiente trabalhavam ontem na limpeza e nivelamento do terreno, além da construção dos campos de futebol, na avenida Jordânia. Ao todo, 110 mudas de árvores serão plantadas para recompor a mata ciliar. A construção também impedirá que a área, que deve ser preservada, seja ocupada.
"Em dezembro, recebemos uma denúncia do início de uma ocupação, por famílias que vieram de outras cidades. Mobilizamos vários setores, como Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Departamento de Fiscalização, Guarda Municipal, Defesa Civil e Semae, num total de 150 servidores. Fizemos a desocupação e já iniciamos a limpeza do terreno", explica o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.
"Há seis anos, a Prefeitura já havia removido 480 famílias que ocupavam esta área e as transferiu para unidades do programa Minha Casa, Minha Vida", completa o secretário, destacando que o trabalho de fiscalização é intenso.
Lazer
Entre os outros investimentos em lazer recebidos pelo distrito, estão a reforma do ginásio Deputado Paulo Kobayashi e do Centro Esportivo, além dos novos ginásios na EM Doutor Álvaro de Campos Carneiro e nos Cempres Oswaldo Regino Ornellas e Lourdes Lopes Romero Ianuzzi.