O historiador Leandro Karnal ministrou a palestra "Ética na administração pública" na manhã de ontem, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforp), no Mogilar. O evento reuniu servidores públicos e secretários municipais. Durante o evento, Karnal discursou sobre o assunto utilizando situações cotidianas para exemplificar seu pensamento.
O historiador e professor da Universidade de Campinas (Unicamp) falou sobre os casos de corrupção que estão vindo à tona. "O Brasil está atravessando um momento no qual a tradição histórica e secular de desvio público, de falta de compromisso com a coisa pública e desde 1889, com a república, além da tradição do roubo e corrupção ativa, estão pela primeira vez na vida, sendo punidas. Tanto o agente público quanto o corruptor estão agora em torno do debate de ética", afirmou.
País ético
Karnal afirmou que para ter um país ético é necessário que isso parta do povo. "Um país ético e transparente, os que ganham na avaliação da ONU (Organização das Nações Unidas), como Finlândia e Dinamarca, não é apenas de um governo ético, mas de uma população ética. O governo é consequência da sua população", ressaltou. (L.N)