O contrato para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itaquaquecetuba foi prorrogado e deve ser entregue no segundo semestre deste ano, nos bairros Parque Residencial Marengo e Pequeno Coração. As obras sofreram paralisação por conta do atraso nos repasses que seriam feitos pelo governo federal, por isso a Prefeitura teve que prorrogar prazo do contrato com a empresa Dekton Engenharia e Construção, responsável pelas obras orçadas em pouco mais de R$ 1 milhão.
Atualmente, a UBS do Parque Marengo se encontra com 40% das obras concluídas, segundo informações da administração municipal. No final do último dezembro, a prefeitura havia informado que o andamento dos serviços estava em 20%. Nesta semana, a construção se encontra na fase de receber as instalações hidráulicas e elétricas. Após essa etapa, a estrutura já começa a receber o acabamento. O posto está sendo construído na avenida Gonçalves Dias, sem número.
As novas unidades de saúde poderão desafogar a rede municipal em 700 pacientes, já que o posto do Marengo terá capacidade para atender cerca de 450 pessoas por dia e a UBS do Pequeno Coração cerca de 300.
As duas unidades vão oferecer atendimentos com diversos especialistas, entre eles, pediatra, clínica geral e ginecologia. As UBSs receberam investimentos de R$ 533 mil cada uma e o contrato também teve que ser renovado, já que o prazo de vigência estava próximo de expirar.
O novo posto de saúde do bairro Pequeno Coração ficará instalado na rua Pedro Álvares Cabral, sem número. Esta unidade está em fase inicial de construção e, segundo adiantou a prefeitura, o local está recebendo a preparação da fundação do prédio.
Além dessas duas UBSs, mais dois bairros do município itaquaquecetubense devem ser contemplados com mais postos de saúde: o Jardim Scaffid e o Jardim Zélia. Os prédios de ambas as unidades já começaram a ser alicerçados no início do mês e já chegaram a 50% de conclusão, de acordo com divulgação feita pela prefeitura.