O furto de cabos telefônicos deixa moradores do Jardim Ivonete, em Poá, sem telefone e Internet há quase 15 dias. O serviço no local é disponibilizado pela Telefônica Vivo. Em caso de emergência, quem depende do sinal para o telefone móvel também sofre com a falta do serviço no bairro. Os moradores afirmam que as falhas são frequentes e que já entraram em contato com a empresa de telefonia, mas não foram atendidos.
Os clientes da companhia também reclamam da ineficiência para solucionar o problema, além da falta de prazos e ainda cobram ressarcimento na fatura. "Já cansei de ligar para a Vivo, mas sou atendida apenas pela gravação confirmando a falta de sinal no meu bairro", reclamou a microempresária Adriana Alves Ferreira. Ela contou que, desde o dia 6 de janeiro, o bairro está sem o serviço de telefonia fixa e sem Internet. "Liguei no dia 6 e a empresa disse que a linha voltaria dia 8, mas não voltou. Depois deram um novo prazo para o dia 11 e nada aconteceu. Então deram outra data para o dia 13 e nada. Liguei de novo e o novo prazo deles é dia 20, mas não dá para continuar todo esse tempo sem telefone".
Adriana ainda conta que, quem tem o celular da operadora Vivo também está incomunicável, já que não há sinal nem para a linha móvel. "A Vivo está ruim no bairro todo. Não temos nem Internet e nem telefone. Em caso de emergência não tem como falar com ninguém. Tem que resolver isso logo e eu espero ressarcimento desse período em que fiquei sem o serviço", afirmou.
Outra moradora do mesmo bairro, Edineide Paraíso Schiminsky, conta que a filha é quem sofre com a falta do serviço. "Ela precisa da Internet para fazer os trabalhos da faculdade e está indo até Suzano, casa de uma tia, para conseguir estudar", relatou. "O problema é que até os celulares da Vivo não funcionam mais aqui".
Edneide ainda contou que as falhas no fornecimento do serviço é frequente e que nunca foi ressarcida nas contas de telefone. "A gente fica de três a quatro dias sem telefone e Internet, mas dessa vez está demorando muito para voltar ao normal", lembrou.
A Telefônica Vivo informou que os moradores do bairro estão sem o serviço de telefonia fixa por conta do furto de cabos no local e que há esquipes no local para realizar os reparos. A empresa explicou que o serviço está sendo restabelecido gradativamente, com previsão de conclusão até as 18 horas do próximo dia 20.
A empresa destacou que o telefone para denúncias é o 0800-144-444. "A empresa esclarece ainda que está fazendo a substituição dos cabos de cobre por outro do tipo bimetálico, que não tem valor comercial", informou por meio de nota, ressaltando também que os clientes são ressarcidos por meio de crédito em conta telefônica com o valor da assinatura proporcional ao período em que o serviço ficou indisponível.
Sobre a falta de conexão da telefonia móvel, o motivo também foi o furto de cabos e uma equipe foi acionada para solucionar o problema.