A Prefeitura de Mogi das Cruzes investirá em torno de R$ 92 mil na compra de novos equipamentos para reforçar no município as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. De acordo com a administração municipal, a aquisição inclui um conjunto de pulverizador para veículos do tipo pick up, termonebulizador portátil para aplicações subterrâneas e ambientais, bem como nebulizador de aerosol a frio veicular, entre outros.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os novos equipamentos serão utilizados para ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade, além de outros serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O processo de aquisição já foi concluído e atualmente a Prefeitura aguarda a autorização para o fornecimento. "Embora ainda não haja prazo exato para a entrega, os novos equipamentos devem chegar em breve para reforçar as ações preventivas de combate ao mosquito", informou a pasta.
Entre as ações que estão sendo adotadas pelo município no combate ao mosquito, destaca-se a assinatura do decreto que institui a criação de uma sala de situação municipal para o acompanhamento da proliferação do Aedes aegypti na cidade, em especial na época de verão e calor. A luta contra o transmissor da dengue e outras doenças inclui ainda a aprovação de uma lei que autoriza agentes da Prefeitura a entrar em imóveis particulares fechados para fazer o trabalho de erradicação de potenciais criadouros, caso o proprietário não colabore.
As medidas preventivas englobam também a distribuição gratuita de repelentes às gestantes que estão fazendo o pré-natal por meio do programa Mãe Mogiana, do Sistema Integrado de Saúde (SIS). Para esta ação, foram investidos cerca de R$ 200 mil na compra de 10 mil unidades do produto.