A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos consertou 21.600 buracos nas ruas de Mogi das Cruzes em todo ano de 2015. Os trabalhos representam uma média de 1.750 buracos cobertos por mês. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, nos meses de dezembro e janeiro, o número de reparos cresce em decorrência das chuvas intensas do verão. Apenas no ano passado, a secretaria utilizou 4,8 toneladas de massa asfáltica para consertar os buracos encontrados nas ruas do município.
Ferreira informou que as ruas que demandam o maior volume de trabalho são as principais avenidas da cidade, além dos bairros que estão em crescimento. Ele destacou que entre dezembro e janeiro, em média, os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos realizam aproximadamente 1.850 consertos na cidade. "Temos esse aumento entre o fim de dezembro e janeiro, pois a água da chuva infiltra no pavimento e diminui a resistência dos subleitos, que em sua maioria são antigos, e acabam rompendo. Temos uma média mensal que aumenta sempre no verão", esclareceu.
O secretário ressaltou que além do serviço rotineiro de tapa-buraco realizado na cidade, existe um projeto de recapeamento que vem sendo executado em diversas vias do município. Os endereços escolhidos pela Prefeitura de Mogi são aqueles com grande movimento de veículos e corredores de transporte público. "A Prefeitura tem feito o recapeamento de diversas vias, como a avenida Carlos Alberto Lopes e a Shozo Sakai. Com isso, os pedidos de manutenção nestas vias caem e só teremos problemas nestes locais depois de cerca de dois anos", informou.
De acordo com o secretário, ainda não existe uma programação para novos recapeamentos. "Temos um levantamento da cidade feito em conjunto com a Secretaria de Transportes, mas em função da queda de arrecadação, ainda vamos definir quais vias passarão pelo serviço. Discutiremos isso com o gabinete do prefeito e com a Secretaria de Finanças. No momento, a Prefeitura está realizando grandes projetos com a passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral e vai iniciar a construção do corredor Leste-Oeste. Estas são as prioridades", destacou.