A Capela do Divino, localizada atrás da Catedral de Santana, no Centro de Mogi das Cruzes, volta a receber a Missa do Divino, nesta segunda-feira. O celebrante será o padre Thiago Cosmo da Silva, assessor eclesiástico da festividade religiosa, que neste ano tem como tema "Divino Espírito Santo, derramai sobre as famílias a graça da misericórdia". Os casais de festeiros são Mônica de Sousa Mello e Sérgio Braz de Souza e de capitães de mastro Helena Kioko Mori Fujii e Ciro Fujii. A festa ocorrerá de 5 a 15 de maio, com uma extensa programação que une religião e folclore.
Esta será a segunda missa a ser realizada na Capela do Divino. A primeira foi celebrada em 30 de novembro de 2015. A proposta da Associação Pró-Festa do Divino e da Diocese de Mogi das Cruzes é fidelizar ainda mais a participação dos devotos na Festa do Divino Espírito Santo, por isso a realização mensal de missas na Capela, sempre na última segunda-feira de cada mês. O músico Guilherme Dela Plata fará a animação musical durante a missa.
Após a reza, os fiéis vão tomar um café, organizado pela turma do "Café da Alvorada", coordenado por José Carlos Nunes Júnior. Em seguida, todos farão uma visita ao Museu do Divino "Professora Amália Thereza Manna de Deus", que já está aberto para visitação sempre aos fins de semana.
De acordo com o novo presidente da Associação Pró-Festa do Divino, Josmar Cassola Silva, cuja posse ocorreu no começo de novembro de 2015, a iniciativa é a primeira de uma série de eventos que a entidade vai realizar na atual gestão: "Esta nova diretoria está se reunindo semanalmente para o sucesso desta festa, e temos a certeza de uma melhora no público, pois vamos oferecer mais atrativos, com mais segurança. A nossa ideia é fazer uma festa maior e melhor a cada ano. E o sucesso é garantido, pois não está faltando empenho".
Museu do Divino
O Museu do Divino "Professora Amália Thereza Manna de Deus", localizado ao lado da Capela do Divino, vem abrindo as suas portas para visitação aos sábados. Aos sábados, o museu funciona das 8h30 às 16h30, e fecha na hora do almoço. Aos domingos, abre das 8 às 13 horas.
Expectativa
A quatro meses do início da Festa do Divino de Mogi, os festeiros falam sobre a expectativa de estarem à frente da festividade religiosa. Para o casal Sérgio e Mônica, a missão é fazer com que a festa seja tão grandiosa como a dos anos anteriores: "Queremos levar a palavra de Deus aos devotos, aproximando-os da igreja".