O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) reinstalou cinco hidrômetros e cavaletes (estrutura onde os equipamentos são fixados) de estabelecimentos comerciais e de serviços da Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, que foram destruídos na madrugada de ontem em atos de vandalismo. As equipes da autarquia concluíram a substituição ainda pela manhã, permitindo também a normalização do fornecimento de água.
A troca dos aparelhos não implicou em custos aos proprietários dos estabelecimentos que foram vítimas do vandalismo, mas provocou transtornos e também despesas ao Semae, o que se repete desde o ano passado. "Em 2015, tivemos um prejuízo de aproximadamente R$ 80 mil, só com furtos e vandalismo em nossas estações de bombeamento de água", afirma o diretor-geral adjunto da autarquia, Dirceu Lorena de Meira.
O diretor destacou ainda os problemas que surgem em consequência ao vandalismo, como a perda de água (no caso da destruição dos hidrômetros) e do desabastecimento nas regiões em que ocorrem furtos que paralisam o sistema de bombeamento.
Em julho do ano passado, foram quatro ataques de vândalos a estações do Semae em menos de uma semana. Na ocasião, a caixa de água da Vila Pomar foi pichada e, dias depois, de madrugada, criminosos furtaram cabos de energia e cortaram a fiação do sistema que controla as bombas do reservatório. O problema foi identificado pela manhã, logo no início do expediente, o que permitiu um reparo rápido, antes que ocorressem outros transtornos, como um esvaziamento do reservatório.
Na Vila Rei, houve furtos de cabos de energia e também tentaram levar encanamentos e registros internos da área do reservatório. Isso ocorreu num intervalo de poucos dias de uma tentativa de furto de fios na Estação Elevatória de Água que fica a duas quadras da caixa de água.
Em maio, um furto de cabos de energia na estação de bombeamento da Vila Rei provocou a interrupção do fornecimento de água para bairros da região. Três meses antes, foram três furtos de cabos em menos de dez dias, também na estação da Vila Rei.