Brenda Lúcia Ribeiro e Bruna Mariana Morais de Oliveira, técnicas em Química pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano, encontraram uma maneira mais barata e sustentável de produzir tintas: usando cascas de ovos.
A pesquisa das estudantes girou em torno do carbonato de cálcio, uma substância em comum entre o produto industrializado e a casca do ovo de galinha.
"O carbonato de cálcio extraído do calcário na natureza já causa grande impacto ambiental. Além de evitarmos isso, reaproveitamos resíduos do descarte do ovo", explica Bruna. "Já tínhamos visto trabalhos com essa substância encontrada na casca de ovos usada em cosméticos e queríamos testar uma outra aplicação".
Presente na natureza e produzido sinteticamente, o carbonato pode ser extraído após a higienização e granulação das cascas e é mais estável que o composto obtido de outras fontes. Todo esse procedimento acaba sendo cerca de 80% mais barato que a produção do carbonato em laboratório - e, por consequência, também diminui o custo final das tintas.
A tinta de baixo custo com pó de cascas de ovos foi desenvolvida no laboratório da Etec com base na receita da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (Abrafati) e custa até 3% menos que uma tinta com outro tipo de carbonato de cálcio. "Acreditamos que o preço da tinta possa cair ainda mais, se for produzida em escala industrial", diz Bruna. A tinta econômica é destinada à aplicação doméstica, principalmente em paredes.