Com um ano fechada para reforma e ampliação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Brás Cubas vai reabrir as portas até o fim de março. As obras estão 95% concluídas e devem ser entregues dentro da próxima semana. De acordo com o secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, faltam apenas a instalação da cobertura da área de ambulância e a realização da entrada de energia por parte da EDP Bandeirante. Foram investidos R$ 949.616,03.
A UBS de Brás Cubas é uma das unidades mais antigas do município. Após os serviços, o tamanho será dobrado, assim como a capacidade de atendimento dos moradores do bairro. As obras no local foram iniciadas em janeiro do ano passado e os pacientes que eram atendidos na UBS foram encaminhados para outros postos de saúde próximos e o Hospital Municipal. A previsão inicial era que a construção fosse concluída em um período de oito meses, no entanto, segundo Rodrigues, por causa das chuvas e outros imprevistos, o prazo para entrega do prédio foi prorrogada para o fim de janeiro.
De acordo com o secretário, a área construída da UBS contava com 150 metros quadrados e foi ampliado para 410 metros quadrados. "Os espaços que entraram a partir da medida de modernização estão de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Todo o procedimento e a unidade serão informatizados. O prédio passa a ter consultório de odontologia, de ginecologia e outros dois para clínico geral, que pode ser utilizado para pediatria. A UBS contará ainda, com sala de demonstração de saúde, que é uma exigência da legislação federal", ressaltou. A unidade contará também com áreas voltadas aos funcionários, como copa e vestiário. Rodrigues afirmou que a reforma foi total e que apenas a estrutura das paredes foi mantida.
"A UBS Brás Cubas passou por uma grande obra e contará com novos serviços, como consultório para ginecologista, dentista e novo almoxarifado de medicamentos. Além de nova recepção e salas multiprofissionais, e, claro, continuando com atendimento de clínico geral, enfermagem, vacinação e coleta de exames", destacou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.