O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Mauro Araújo (PMDB), afirmou que sua principal bandeira será modernizar a estrutura do Legislativo. Ele informou que pretende acabar com os processos físicos e que vai informatizar todo o sistema da Câmara Municipal. Araújo destacou ainda que o projeto Parlamento Estudantil contará com mudanças neste ano, como a realização do programa ainda primeiro semestre e com um único tema.
Araújo informou que algumas empresas de tecnologia já foram consultadas para implementar o sistema. "Essa será minha principal bandeira. Hoje ainda temos todos os processo em papel. A cópia do orçamento, por exemplo, tem 6 mil páginas que tem que ser distribuída para os 23 vereadores. Tenho uma grande meta que é modernizar definitivamente a Câmara, pois tudo é feito como na década de 1950", acrescentou.
De acordo com o presidente, a iniciativa ajudará a dar transparência. "Quero instalar um sistema que gerencie a Câmara, que possibilite, por exemplo, que um vereador dê um parecer em um projeto da casa dele. Estou fazendo o levantamento e minha primeira medida foi solicitar que várias empresas visitem a Câmara e mostrem os produtos que existem no mercado ou se algo precisa ser adaptado. Vamos fazer isso com muita transparência", disse.
Para o presidente, o projeto de lei do Zoneamento, o Polo Gerador de Trafego (PGT) e o IPTU progressivo no tempo devem ser as principais questões para 2016. Ele destacou que os assuntos têm influência direta no desenvolvimento da cidade. "Vamos levar o tempo que for necessário para analisar estas propostas e realizar quantas audiências públicas for preciso", disse.
Sobre o projeto do Passe Livre Estudantil, Araújo informou que a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do assunto será encerrada no fim de janeiro e que o projeto de lei será entregue para o prefeito Marco Bertaiolli (PSD). "Não vou mudar minha opinião e acredito que o Passe Livre é muito importante. Vamos entregar o relatório e projeto de lei solicitando o benefício, mas sabemos que a cidade não tem dinheiro. É uma forma de marcar posição política sobre a situação", ressaltou. Em relação ao Prouni Municipal, o vereador afirmou que vai continuar lutando pelo projeto.
Nestes primeiros dias, o presidente tem acompanhado a TV Câmara. Ele afirmou que uma comissão de vereadores será criada para elaborar o estatuto. Araújo disse que o contrato está sendo analisado e que convênios estão sendo cogitados. Ele descartou a implantação da rádio Câmara, anunciada pelo ex-presidente Antonio Lino da Silva (PSD).